Voltar a listagem

Conheça 10 raças de cachorros pequenos

Os cachorros de pequeno porte são os mais procurados nos dias de hoje por quem mora em apartamento. Afinal, o tamanho facilita a adaptação a ambientes compactos. Caso você esteja procurando por uma companhia de quatro patas, de pequeno tamanho, mas grande coração, preparamos uma lista com 10 raças de cães pequenos que podem te agradar. Confira!

1. Chihuahua

Imagem de um Chihuahua pequeno nas cores amarelo e branco deitado com as patas esticadas em um deck de madeira, com a língua de fora, ao fundo uma porta aberta desfocada.

Expectativa de vida: de 12 a 20 anos.

Altura: de 15 a 20 cm.

Peso: de 1,5 a 3 kg.

Se você está procurando por raças de cães pequenos, Chihuahua é a menor de todas. Com uma personalidade elétrica, sociável e valente, o pet dessa raça conquista até os corações mais gelados.

São uma ótima opção para quem já tem outros animais em casa, pois costumam se adaptar bem a novos ambientes e seres vivos. Entretanto, é importante tomar cuidado na hora de brincar: por ser muito pequeno, ele pode se machucar facilmente.

2. Dachshund

Imagem de dois Dachshund apelidados de Salsicha na cor caramelo olhando para frente e deitados em uma manta off-white.

Expectativa de vida: 12 a 16 anos.

Tamanho: 32 a 40 cm.

Peso: 3 a 9 kg.

O famoso “salsicha” é uma ótima opção de cachorro pequeno para quem está buscando um cão de companhia. Com seu jeito carinhoso e fiel, ele irá te acompanhar em todas as aventuras, seja em um dia de sol no parque ou em um dia chuvoso embaixo dos cobertores.

Caso você more em apartamento, é importante que ele tenha elevadores. Isso porque os cães da raça Dachshund devem evitar de subir e descer escadas para não causar problemas na coluna nem no pescoço. O mesmo vale para camas e outros móveis altos.

3. Lhasa Apso

Imagem de uma Lhasa Apso branco com pêlo comprido sentado em um sofá amarelo com listras pretas e vermelhas.

Expectativa de vida: de 12 a 14 anos.

Altura: de 25 a 28 cm.

Peso: de 5 a 8 kg.

Apesar de atualmente ser considerado um membro da família bastante companheiro, o Lhasa Apso costumava desempenhar um papel de cão de guarda. Por conta disso, até hoje carrega uma personalidade protetora e atenta a todas as movimentações.

Seja em uma casa ou apartamento, ele se adapta bem a todos os tamanhos de ambientes. Entretanto, deve receber o adestramento adequado para contornar a dependência e evitar o desenvolvimento da ansiedade de separação ao ficar longe de seus tutores e tutoras.

4. Maltês

Imagem de um Maltês branco com a língua de fora deitado envolto em uma manta azul.

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.

Altura: de 20 a 25 cm.

Peso: de 3 a 4 kg.

Conhecido, principalmente, por seu porte pequeno e pelos brancos, o Maltês é um cão dócil e inteligente, que está sempre procurando pela atenção dos membros da família.

Para que ele cresça comportado e amigável, é importante que passe pela socialização e adestramento desde filhote. Caso contrário, pode se tornar um pouco teimoso e estranhar a companhia de outros animais.

5. Pinscher

Imagem de um Pinscher preto e marrom, com as orelhas em pé e uma coleira branca, deitado em um puff preto.

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos.

Altura: de 25 a 30 cm.

Peso: de 3,5 a 4,5 kg.

Apesar da fama de estressado, o Pinscher também tem sua legião de fãs espalhada pelo mundo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse cachorro de pequeno porte tem muito amor, carinho e proteção para dar.

Assim como o Chihuahua, ele também é cheio de energia e adora brincar o dia todo, mas precisa de supervisão para não se machucar durante as brincadeiras com crianças e outros animais maiores.

6. Poodle

Imagem de um Poodle marrom com a língua de fora, deitado em cima de uma cama com lençol listrado branco e cinza claro.

Expectativa de vida: de 12 a 18 anos.

Altura: de 24 a 28 cm.

Peso: de 2 a 4 kg.

O Poodle é um ótimo cachorro para apartamento, principalmente na versão miniatura. Conhecido por ser dócil, carinhoso e obediente, ele se adapta tanto a famílias grandes quanto de uma pessoa só. Também é ideal para quem já possui outros pets.

Antes de torná-lo um membro da casa, é importante que você saiba que ele precisa gastar a energia para não desenvolver comportamentos destrutivos. Por isso, você deve organizar sua rotina para incluir passeios e brincadeiras todos os dias.

7. Pug

Imagem de um Pug caramelo com as orelhas e focinho pretos olhando diretamente para a câmera, com o fundo desfocado.

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.

Altura: de 25 a 30 cm.

Peso: de 6 a 8 kg.

O Pug também é um cão de pequeno porte ideal para companhia. Seja em um ambiente grande ou compacto, ele se adapta facilmente a rotina de seu tutor ou tutora. Entretanto, para interagir bem com outros animais, é preciso que ele socialize desde filhote.

Por ser um pet de raça braquicefálica – ou seja, de focinho achatado – ele precisa de alguns cuidados especiais com a saúde. Sua anatomia facial faz com ele apresente dificuldade para respirar e para controlar a temperatura corporal. Portanto, precisa ter água e sombra sempre à disposição, além de evitar temperaturas altas e exercícios pesados. Clique aqui e confira mais cuidados.

8. Shih-tzu

Imagem de um Shih-tzu branco e marrom com a língua para fora, em pé na frente de uma casa branca e azul-clara com janelas de vidro e a porta aberta.

Expectativa de vida: de 10 a 15 anos.

Altura: de 25 a 27 cm.

Peso: de 4 a 7,5 kg.

Dócil, tranquilo e carinhoso. Essas são as principais características do Shih-tzu. Assim como o Pug, ele se adapta rapidamente à rotina da casa e ainda é uma excelente companhia para quem prefere aproveitar o tempo livre em atividades mais calmas, como ver filmes e séries.

Mas não se engane: apesar de ser um cachorro fácil de cuidar, ele adora brincar, correr pela casa e receber atenção. Por isso, também precisa de passeios e atividades físicas diariamente, como todo cão.

9. Spitz Alemão

Imagem de um Spitz Alemão peludo na cor caramelo, com a boca aberta e língua de fora, andando em um gramado verde, com plantas ao fundo desfocadas.

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos.

Altura: de 18 a 22 cm.

Peso: de 1 a 3,5 kg.

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, ele é uma das raças de porte pequeno mais escolhidas por quem mora em apartamento. Isso porque o Spitz Alemão costuma ser bem independente, ficando comportado na ausência de seus tutores e tutoras.

Além disso, ele possui um temperamento dócil e brincalhão, integrando-se com facilidade à rotina da casa e a outros animais de estimação.

10. Yorkshire

Imagem de um Yorkshire caramelo e preto com as orelhas em pé, deitado em um tecido branco, com o fundo desfocado.

Expectativa de vida: de 13 a 16 anos.

Altura: de 15 a 20 cm.

Peso: de 2 a 4 kg.

Conhecido por sua personalidade agitada e brincalhona, o Yorkshire também é um ótimo exemplo de cachorro que não cresce muito. Apesar do pouco tamanho, ele é cheio de energia e precisa gastá-la diariamente para reduzir os níveis de tédio, estresse e ansiedade.

Além disso, é importante que ele seja treinado para socializar desde cedo. Caso contrário, seu instinto protetor poderá torná-lo agressivo com outros animais e pessoas que tentem chegar perto de seus tutores e tutoras.


Aqui no site OPTIMUM™ você descobre diversos cuidados e curiosidades sobre o universo canino. Acesse nossas publicações e saiba mais!

Leia também:

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.